Caso não consiga visualizar esse email clique aqui.

Dosagem da
Hemoglobina Glicada
por HPLC ou
Imunoturbidimetria?

O Richet está pronto para atender a sua indicação de metodologia para a Hemoglobina Glicada, basta sinalizar o método indicado na sua prescrição.

A hemoglobina glicada (A1c), é um exame laboratorial amplamente utilizado para o diagnóstico e acompanhamento de pacientes com diabetes mellitus (DM) e pré-diabetes. O processo de glicação da hemoglobina ocorre de forma irreversível e, portanto, é proporcional à concentração de glicose no sangue e vida média da hemácia, desta forma refletindo o comportamento médio da glicemia nos 3 meses anteriores a sua dosagem.

Uso clínico da A1c

A dosagem da A1c passou a ser empregada e aceita pela comunidade científica após 1993, depois de ter sido validada através dos dois estudos clínicos mais importantes sobre a avaliação do impacto do controle glicêmico sobre as complicações crônicas do DM: os estudos DCCT e UKPDS. Estes mostraram que os níveis de A1c apresentam correlação com lesão micro e macrovascular, sendo o melhor parâmetro para o acompanhamento de pacientes com DM. Ainda, a A1c pode ser usada para o diagnóstico do DM como reiterado na atualização de 2024 da Diretriz de Diagnóstico de diabetes mellitus da Sociedade Brasileira de Diabetes.

A análise laboratorial da A1c foi padronizada pelo método de cromatografia líquida de alta eficiência (HPLC) e sua validação necessita ser certificada pelo National Glycohemoglobin Standardization Program (NGSP), e pela International Federation of Clinical Chemistry and Laboratory Medicine (IFCC). Assim, o IFCC padronizou um método que quantifica a A1c por espectrometria de massa ou eletroforese capilar e passou a certificar as metodologias que mostrassem equivalência com este. É o caso da imunoturbidimetria, atualmente amplamente disponível nos laboratórios clínicos. Entender as diferenças entre HPLC e imunoturbidimetria são essenciais para a escolha do melhor método analítico para cada caso clínico.

Clique aqui e veja as principais situações
nas quais o HPLC é preferido
Serviço de Assessoria
ao Médico (SAM)
Sabemos o quanto é importante a possibilidade de uma conversa de médico para médico. Por isso, nosso time de médicos está à sua disposição de segunda a sábado, no canal de comunicação que você preferir, seja pelo telefone do SAM, por e-mail e por WHATSAPP. Cadastre-se aqui
Facebook Instagram WhatsApp WhatsApp LinkedIn