Caso não consiga visualizar esse email clique aqui.

A Importância dos Testes
Moleculares na Identificação
da Predisposição
Hereditária ao Câncer

Embora a maioria dos casos de câncer seja esporádica — ou seja, não tenha relação direta com herança familiar — cerca de 5 a 10% dos tumores estão ligados a alterações genéticas herdadas dos pais.

Determinadas famílias apresentam uma predisposição genética aumentada que eleva o risco de surgimento de alguns tipos de câncer, como, por exemplo, de mama, ovário, intestino ou próstata. Esses casos costumam apresentar padrões característicos, como: diagnóstico precoce (antes dos 50 anos), ocorrência do mesmo tipo de câncer em vários parentes próximos, combinação de tumores relacionados (como mama e ovário) ou presença de tumores raros, como câncer de mama em homens. Quando esses sinais de alerta estão presentes, pode-se indicar a realização de testes moleculares.

Atualmente, mais de 150 genes relacionados a síndromes hereditárias de predisposição ao câncer já foram identificados pela ciência. Graças ao avanço da oncogenética e aos testes moleculares, temos a oportunidade de antecipar o risco, oferecer estratégias personalizadas de rastreamento precoce e, principalmente, mudar a história natural da doença. O conhecimento genético não é uma sentença, mas sim uma ferramenta poderosa de cuidado e prevenção.
TESTES GERMINATIVOS

REDE CÂNCER HEREDITÁRIO AMPLIADO

Tipo de amostra: swab bucal (kits de coleta disponibilizados nas unidades).

Detalhes do painel: avaliação de mais de 140 genes envolvidos com predisposição hereditária ao câncer - inclui mutações pontuais/indels e CNVs.

REDE CÂNCER HEREDITÁRIO PEDIÁTRICO

Tipo de amostra: swab bucal (kits de coleta disponibilizados nas unidades).

Detalhes do painel: avaliação de mais de 60 genes envolvidos com predisposição hereditária ao câncer pediátrico – inclui mutações pontuais/indels e CNVs.

REDE CÂNCER HEREDITÁRIO MAMA E OVÁRIO

Tipo de amostra: swab bucal (kits de coleta disponibilizados nas unidades).

Detalhes do painel: avaliação de mais de 20 genes envolvidos com predisposição hereditária ao câncer de mama e ovário - inclui mutações pontuais/indels e CNVs.

Rodrigo Santa Cruz Guindalini Graduou-se e realizou residência de clínica médica na EPM/UNIFESP. Foi residente de oncologia clínica e realizou doutorado e pós-doutorado na Faculdade de Medicina da USP. Foi fellow da Universidade de Chicago. É coordenador da Oncogenética da Oncologia D’or e do relacionamento médico da Patologia Molecular da Rede D’or.

Acesse aqui e confira nosso
menu de testes genômicos
Serviço de Assessoria
ao Médico (SAM)
Sabemos o quanto é importante a possibilidade de uma conversa de médico para médico. Por isso, nosso time de médicos está à sua disposição de segunda a sábado, no canal de comunicação que você preferir, seja pelo telefone do SAM, por e-mail e por WHATSAPP. Cadastre-se aqui
Facebook Instagram WhatsApp Blog LinkedIn