Caso não consiga visualizar esse email clique aqui.

Teste de Tolerância Oral à
Glicose de 1 Hora

(TTGO-1h): Características,
Vantagens e Indicações

A International Diabetes Federation (IDF) e a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) recomendaram, em 2024, a utilização do TTGO-1h para o diagnóstico de diabetes e pré-diabetes. Neste documento, exploramos resumidamente as vantagens do TTGO-1h, as recomendações sobre sua realização, e as populações que mais se beneficiam deste teste.

TTGO-1h: Características e Vantagens em Relação ao TTGO-2h

1. Maior praticidade e adesão:

O tempo de espera reduzido melhora a adesão dos pacientes e diminui as taxas de desistência, além de reduzir a ocupação de laboratórios.

2. Capacidade preditiva superior:

Estudos demonstram que o TTGO-1h é um melhor preditor do desenvolvimento de diabetes tipo 2 e de doenças cardiovasculares quando comparado ao TTGO-2h.

3. Pontos de corte mais precisos:

A literatura estabelece que uma glicemia ≥ 209 mg/dL no TTGO-1h equivale ao critério diagnóstico de diabetes (≥ 200 mg/dL no TTGO-2h). Já para pré-diabetes, um valor entre 155 e 208 mg/dL no TTGO-1h identifica indivíduos com risco aumentado.

4. Melhor reprodutibilidade:

A glicemia de 1 hora tem menor variabilidade intraindividual quando comparada à glicemia de 2 horas, reduzindo a necessidade de repetição do exame.

5. Diagnóstico precoce:

Permite a identificação de alterações metabólicas mais precocemente, aumentando as chances de intervenção eficaz e prevenção de complicações, pois é um marcador mais sensível para a disfunção das células .

6. Vantagem operacional

A redução do tempo de permanência no laboratório e a necessidade menor de repetição de exames tornam o TTGO-1h mais conveniente e custo-efetivo.

Populações que Devem Priorizar o TTGO-1h

O TTGO-1h é especialmente indicado para grupos de risco aumentado para diabetes tipo 2: Histórico familiar de diabetes, sobrepeso ou obesidade, histórico de diabetes gestacional, síndrome metabólica, doença cardiovascular estabelecida, síndrome dos ovários policísticos.

Conclusão

A incorporação do TTGO-1h, recomendada pela SBD como ferramenta diagnóstica preferencial representa um avanço significativo na detecção precoce do diabetes mellitus tipo 2.

Drª. Paula Bruna Araújo
Endocrinologista
Serviço de Assessoria ao Médico do Richet
CRM 52.82150-0
Artigo completo e leitura sugerida Clique aqui para falar com
nossa equipe médica
Serviço de Assessoria ao Médico (SAM) Sabemos o quanto é importante a possibilidade de uma conversa de médico para médico. Por isso, nosso time de médicos está à sua disposição de segunda a sábado, no canal de comunicação que você preferir, seja pelo telefone do SAM, por e-mail e por WHATSAPP.
Facebook Instagram WhatsApp Blog LinkedIn